Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Musical "Se todos fossem iguais a você" estreia no Cine Teatro

Musical "Se todos fossem iguais a você" estreia no Cine Teatro

Aconteceu na noite desta quinta-feira (05), no Cine Teatro da Universidade Federal do Piauí (UFPI), o musical "Se Todos Fossem Iguais a Você", uma homenagem ao poeta, escritor e músico Vinícius de Moraes. O espetáculo teve a direção musical do professor e maestro Cássio Martins, com direção artística e roteiro da professora Paula Molinari, ambos do Departamento de Música e Artes Visuais (DMA).

O maestro Cássio Martins explica que a ideia de produção de um musical brasileiro encontrou abrigo na proposta de homenagem a Vinícius de Moraes, ''uma pessoa que era alegre, risonha, carinhosa e triste, um sonhador, apaixonado e aventureiro".  Martins destaca que o musical "procura representar cada momento da história de Vinícius, com três personalidades vividas em épocas distintas e um repertório de quatorze músicas populares''.

Lucas Coimbra,  Pedro Furtado, Edelane Carvalho e Luis Paulo.

A trama narra os encontros e desencontros amorosos da vida do poeta, escritor e músico Vinícius de Moraes. Traz um Vinicius que sonha, se aventura e se apaixona. Uma história de amor a vida, pelas surpresas e desilusões, interpretada pelos discentes Lucas Coimbra, Pedro Furtado e Luis Paulo, as três personalidades de Vinícius de Moraes, e pela atriz Edelane Carvalho, vivendo o papel de uma mulher sedutora. "As expectativas são as melhores e as mais positivas, a gente se esforçou muito pra dar o nosso melhor. Esperamos que o público goste do musical feito em homenagem ao centenário de Vinicius de Moraes, relatou Edelane Carvalho, pouco antes da estreia. "Nos encontramos desde agosto, tivemos oficinas de canto e orquestra de cordas, passamos dias sem dormir para nos prepararmos para a apresentação", completou o intérprete Lucas Coimbra.

Edelane Carvalho

Intérprete Lucas Coimbra

Assinando a direção artística e o roteiro do musical, a Prof.ª Paula Molinari, explica que a ausência de diálogos se justifica porque "Vinícius é para ser sentido e, pelas almas jovens de artistas de Teresina, toma forma para renascer em nossa lembrança". Molinari destaca, ainda, que ''fazer um musical com esse estilo de apresentação é muito importante para os alunos porque a gente associa todas as linguagens artísticas, envolvendo as cenas, dança e música. A música só se valoriza ainda mais com tudo isso, quando a gente integra todas essa artes. O ponto alto dessa apresentação é essa grande integração".

''A apresentação traz perspectivas de várias áreas das artes, como a junção da música, dança e dramaturgia. Tive a preocupação de trazer a contextualização da época de Vinicius, seu contexto de vida, as angústias amorosas e incertezas em seus três momentos, um Vinicius múltiplo", afirma a Prof.ª Érica Fontes, responsável pela dramaturgia do musical.

Luiz Paulo e Edelane Carvalho

O espetáculo, transmitido ao vivo pela Rádio Universitária da UFPI, foi prestigiado pelo Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimateia Dantas Lopes, pela vice-reitora, Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira, representantes da Administração Superior, docentes, servidores técnico administrativos e discentes. Também foi significativa a participação da comunidade teresinense. ''É muito importante a UFPI abrir as portas para que a população venha às suas dependências e possa prestigiar um espetáculo com a qualidade que tem o musical 'Se todos fossem iguais a você'. Fico muito feliz por ter aqui a presença da comunidade na UFPI", pontuou o Reitor.

Reitor da UFPI, Prof. Dr José Arimateia, Vice-reitora, Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira e representantes da Administração Superior

Comunidade presente no espetáculo

Musicos do Brasil Musicâmara

Apresentação com bonecos

A platéia que lotou o Cine Teatro da UFPI avaliou positivamente a apresentação. "Achei maravilhoso, o musical procurou fazer um resgate das musicas de Vinícius de Mores, trazendo sua memória para a atualidade", observou a professora Socorro Cardoso.

Integrantes do musical após apresentação

Fotos: Victor Lages

Ficha técnica:

Direção musical: Prof. Cássio Martins (DMA)

Direção artística e roteiro: Profa. Paula Molinari (DMA)

Dramaturgia: Prof.ª Érica Fontes (DL)

Figurino: Profas. Núbia Andrade e Maria do Socorro Araújo (MODA)

Coreografia: discente Elem Brito (DMA)

Cenografia e Iluminação: discente Valdsom Braga (DMA)

Arranjos e Adaptações: Prof. Cássio Martins, compositor Beetholven Cunha, discentes Lucas Coimbra, Ramon Pessoa e Marcos Petrônio.

Confecção de bonecos: Walmira Carvalho.

Participações:
Brasil Musicâmara;
Coral Ópera Stúdio - UFPI

Realização:

Departamento de Música e Artes Visuais (DMA-UFPI)

Coordenação do Curso de Licenciatura em Música

Apoio: Universidade Federal do Piauí; Pró-Reitoria de Extensão - Coordenadoria de Assuntos Culturais; Gráfica da UFPI; Programa de Extensão Universitária - PROEXT/MEC

Apoio cultural:

Ricardo Sousa